Temperatura


A temperatura exerce maior influência nas atividades biológicas e no crescimento. Também governa os tipos de organismos que podem viver ali: peixes, insetos, zooplâncton, fitoplâncton e outras espécies aquáticas, todas tem uma faixa preferida de temperatura para se desenvolverem. Se essa faixa for ultrapassada (para mais ou para menos), o número de indivíduos da espécie diminui, até se extinguirem totalmente.
A temperatura é ditada pela radiação solar, salvo nos casos de despejos industriais, de termoelétricas e de usinas atômicas que operem nas margens do lago ou reservatório. Influi na química da água. A água fria, por exemplo, contém mais oxigênio dissolvido que a água quente. Por outro lado, algum compostos são mais tóxicos para a vida aquática nas temperaturas mais elevadas. Segue abaixo a tabela da média de temperatura de um rio:

O Córrego do Veado tem uma temperatura de 25 a 30 graus Celsius, portanto, em alguns pontos, a possibilidade de vida é alta, já outros, não é tanto. Entretanto, o rio não demonstrou peixes, afinal, a temperatura não é o único fator determinante para espécies aquáticas. A concentração de 02 (oxigênio dissolvido) também é importante para a presença de vidas no rio, pois abaixo de 5mg/L aumenta o estresse dos organismos, já abaixo de 2 mg/L pode levar à morte.





Grupo 2 - Carol ; Bianca ; Ana Lívia ; Giovanna

Postagens mais visitadas deste blog

A Bacia do Córrego do Veado

Coliformes Fecais ou Termotolerantes

Historia do Córrego do Veado