Macroinvertebrados aquáticos

Estes organismos são fonte alimentar para os peixes, indicam a degradação ambiental e influenciam na ciclagem dos nutrientes, na produção primária e também na decomposição. Vivem no fundo, com sedimentos, ou às margens dos rios.
Constituem o maior número de indivíduos e espécies em todos os ambientes dulcícolas. Os que mais se destacam dentre estes organismos, são os insetos, que pertencem ao grupo taxonômico Insecta, sendo que é o mais abundante e diverso. Além deste, há outros grupos taxonômicos que representam os macroinvertebrados. Como Platyhelminthes, Annelida, Crustacea e Mollusca.
Há alguns fatores que contribuem para que pesquisadores utilizem estes organismos como bioindicadores, são eles:
_O tamanho, que é visível a olho nu, sendo relativamente grande.
_Facilidade na coleta
_Baixo custo
_ Alguns organismos têm ciclos para se desenvolverem que são longos, portanto, ficam bastante tempo na água. Tempo suficiente para que pesquisadores possam detectar algumas alterações na qualidade da água.
_ Grande número e diversidade de organismos
_ São expostos à alterações ambientais, por estarem associados ao substrato
_ Refletem as condições existentes antes mesmo de haver coleta de amostras
_ Possuem fatores ambientais que são usados como uma memória da qualidade da água de um corpo da água, por serem presentes há muito tempo.
  Uma desvantagem no uso é que existem muitos macroinvertebrados e de diversos grupos taxonômicos, o que gera alguns problemas em relação às identidade dos organismos, já que, algumas vezes é impossível saber até qual é sua espécie







Grupo 5 - Daniel Mello ; Bárbara de Oliveira ; Daphinne Pimenta

Postagens mais visitadas deste blog

A Bacia do Córrego do Veado

Coliformes Fecais ou Termotolerantes

Historia do Córrego do Veado