Conceitos



•Fundo de Vale
Fundo de vale é o ponto mais baixo de um relevo acidentado, por onde escoam as águas das chuvas. Normalmente o fundo de vale tem um mau odor por causa do lixo jogado lá, e é possível encontrar animais em seu redor além de uma pequena vegetação. A seguir temos um exemplo de Fundo de Vale em Presidente Prudente no Ana Jacinta.

•Bacia Hidrográfica
Bacia Hidrográfica é a área ou região de drenagem de um rio principal e seus afluentes. É a porção do espaço em que as águas das chuvas, das montanhas, subterrâneas e de outros rios escoam em direção a um determinado curso d’água, abastecendo-o. As Bacias são muito importantes em países como o Brasil que tem grande parte da energia gerada hidreletricamente, além de servirem para consumo nas cidades. O Brasil por ter uma rica Hidrografia tem um alto número de Bacias Hidrográficas, no caso do Córrego do Veado ele se localiza na Bacia do Rio do Peixe em São Paulo. A imagem a seguir mostra as maiores Bacias Hidrográficas de São Paulo. 

•Canalização
Canalização é cobrir o leito, ou a calha do rio com alguma superfície dura ou impermeável, geralmente concreto para moldar o leito. Normalmente a canalização é feita para continuar com o crescimento urbano sem problemas secundários, como animais peçonhentos, enchentes e o mau odor destas áreas. Porém a Canalização acaba por impedir o crescimento de certos seres vivos nestes lugares, além de alterar os padrões químicos originais da água, o córrego estudado já foi completamente canalizado como a maiorias dos Córregos do Brasil. A imagem a seguir mostra um exemplo de um córrego canalizado aberto.

•APP- Área de Preservação Permanente
Área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas. A APP é estabelecida por lei e diz que quanto maior for o leito do rio maior deve ser a área coberta por vegetação. Algumas consequências de não existir uma APP é a extinção de algumas espécies de seres vivos naquela região, alteração do clima e assoreamento dos rios, além de multas para o proprietário da terra. A imagem a seguir mostra um rio com a APP seguida a risca já que próximo dele as terras já são utilizadas para a agricultura.

• Vazão dos Rios
·    Vazão é o volume de fluido que passa por uma seção por determinado período de tempo. Tratando-se de água, essa seção pode ser um rio, canal, estação de tratamento e até residência. Um cálculo específico é utilizado para medir a vazão de um rio, que considera a área e o tempo. O clima influencia diretamente no resultado, pois períodos de chuva ou seca alteram o volume do rio. Em períodos de seca a vazão de um rio acaba diminuindo e que em período de cheia aumenta. O relevo acaba influenciando na vazão dos rios. Um rio com maior vazão tem uma correnteza mais forte e por isso é melhor para a produção de energia por hidroelétricas. Já rios com uma vazão menor são melhores para pesca e navegação/transporte.
Vazão pode ser definida como sendo a quantidade volumétrica ou mássica de um fluido que escoa através de uma seção de uma tubulação ou canal por unidade de tempo.

Vazão Volumétrica – É definida como sendo a quantidade em volume que escoa através de certa secção em um intervalo de tempo considerado. As unidades volumétricas mais comuns são: m3/s, m3/h, l/h, l/min, GPM (galões por minuto), Nm3/h (normal metro cúbico por hora), SCFH (normal pé cúbico por hora), entre outras.

Vazão mássica – É definida como sendo a quantidade em massa de um fluido que escoa através de certa secção em um intervalo de tempo considerado. As unidades de vazão mássica mais utilizadas são: kg/s, kg/h, t/h, lb/h.


Postagens mais visitadas deste blog

A Bacia do Córrego do Veado

Coliformes Fecais ou Termotolerantes

Historia do Córrego do Veado